Não há como falar de Paulo Freire sem falar no Método Paulo Freire...
Não sabia muito bem sobre esse método, mas após o enfoque temático 5 da Interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação aprendi que este método é a adequação do processo educativo às características do meio. No vídeo, vimos que depois de localizar e recrutar adultos analfabetos de uma comunidade, iniciava o trabalho de entrevista com os inscritos. Nestas entrevistas, registravam-se as palavras dos entrevistados que se referiam as suas experiências de vida local: questões sobre experiências vividas na família, no trabalho, nas atividades religiosas, políticas, recreativas etc. O conjunto da entrevista fornecia a equipe de educadores uma extensa relação de palavras da realidade daquela comunidade e dos alunos, permitindo que o educando trouxesse para a sala de aula a sua visão do mundo e da realidade.
Estas palavras, então chamadas de Temas Geradores, apontavam as utopias que moviam os alunos e as discussões das situações sugeridas pelas palavras ou temas geradores, permitia que o educando se conscientizassem da realidade em que vivia e de sua participação na transformação dessa realidade, o que tornava mais significativo e mais eficiente o processo de alfabetização, pois segundo Freire, ninguém começa lendo a palavra, as pessoas começam lendo o mundo; antes da palavra aqueles alunos tinham um mundo para ler.
O grande legado de Paulo Freire para a educação é que o aluno pudesse participar mais e que esse educação não estivesse aprisionada dentro de uma escola, mas que envolvesse todos os setores da sociedade.
O grande legado de Paulo Freire para a educação é que o aluno pudesse participar mais e que esse educação não estivesse aprisionada dentro de uma escola, mas que envolvesse todos os setores da sociedade.
2 comentários:
Eu acrtedito na educação como uma forma de esperança e transformaçãos. Repito isso todos os dias.
Legal teu espaço, parabens pelas postagens.
Na juventude trabalhei por algum tempo esse método, com adultos que já haviam passado pelo mobral sem aprender nada, Muitos saíram satisfeitos e até tiraram carteira de motorista e título de eleitor.
Postar um comentário