Gostaria de relembrar alguns aspectos positivos da Pedagogia de Projetos. Esse novo método de desenvolver projetos oportuniza novas formas de ensinar e aprender, pois é desenvolvido a partir das dúvidas e das perguntas dos alunos e quem o desenvolve são os próprios alunos, tentando responder as suas dúvidas, por meio de pesquisas e interação, diretamente conectadas com seus interesses. Pensando na minha prática pedagógica, percebi que o objetivo deste tipo de trabalho é proporcionar aos educandos a possibilidade de escolher o assunto que gostariam de aprender, desenvolver o hábito da pesquisa e investigação além de interagir em ambientes informatizados, sentindo-se motivados a desenvolver a pesquisa de forma interdisciplinar e cooperativa.
Considerando que a Pedagogia de Projetos dá a atividade de aprender um sentido novo, onde as necessidades das aprendizagens nascem nas tentativas de resolver situações problemáticas, um projeto gera situações de aprendizagens ao mesmo tempo reais e diversificadas tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental e Médio, pois possibilita que os alunos, ao decidirem, opinarem, debaterem, construam sua autonomia e aprendam a aprender com um grau maior de autoconsciência e independência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário