terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A educação de surdos!


Durante os estudos realizados na unidade 3 da Interdisciplina de Libras, percebi que muitas escolas para surdos, deixam a desejar no momento em que estruturam seu projeto pedagógico aos olhos dos ouvintes, os quais elaboram e analisam toda a estruturação do processo de ensino de acordo com a visão dos ouvintes, que difere e muito da visão do surdo e da maneira como este percebe a sua cultura e a sua identidade.
Nos textos estudados, percebe-se a grande importância de as escolas de surdos terem em seu quadro funcional profissionais que dominem a Língua de Sinais, ou ainda e quem sabe preferencialmente, professores surdos e com domínio da Língua de Sinais, visto que esta escola para surdos não deve apenas estar preparada para ensinar os conteúdos pré-estabelecidos para cada série, mas sim apresentar a essa criança surda a identidade, a língua, a história, a arte, a comunidade e a culturas surda, tudo isso focalizado e entendido a partir da diferença, a partir do seu reconhecimento político e da sua valorização como diferente e não como inferior por estar na condição de diferente.

Ao ler o documento “A educação que nós, surdos, queremos e temos direito”, percebi que, para realmente falarmos em uma educação para surdos, é necessário oferecer condições de qualidade educativa para as pessoas surdas, a fim de que possam se desenvolver conforme suas potencialidades e, tal situação só poderá ocorrer de fato no momento em que a opinião do surdo seja respeitada!

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