quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mosaico Étnico-Racial

Valorização da diversidade na escola

Para a realização o mosaico étnico-racial, solicitei que cada criança fosse ao banheiro que fica em frente a sala e que observassem suas características e anotassem em seu caderno as suas características. Após, os alunos se uniram em duplas e cada uma falou de como vê o colega, listando para ele suas características. Em seguida, realizei uma hora do conto com a história “Menina Bonita do Laço de Fita” de Ana Maria Machado. A partir da história, começamos um debate sobre nossas características e com quem nos parecemos.
Com a história, consegui chegar até o ponto que eu desejava sobre a nossa origem e nossas etnias. As crianças simplesmente adoraram a história e tinham muito para falar de suas descendências, mas ainda não falavam em etnias. Tratava-se apenas de um diálogo sem muito conhecimento étnico, mas com um interesse incrível, percebi, com isso, que um grande trabalho estava surgindo. Como as crianças já estavam bem aguçadas e com muito o que falar sobre sua descendência, lancei de tema de casa para que pesquisassem sobre sua descendência.
Percebi um certo receio de alguns em comentar que seus antepassados eram negros, então achei prudente falar da minha etnia, mostrando que sou descendente de italianos, portugueses e negros e isso realmente fez efeito; logo surgiu “eu também profe sou descendente de negros, e eu também profe...” Fiquei muito feliz com esse momento, pois acho que consegui direcionar a conversa para que todos se sentissem à vontade para falar e que sentissem orgulho da sua origem.
Solicitei que trouxessem para o dia seguinte fotos de familiares com os quais eles são parecidos ou tem algum traço semelhante. Caso não pudessem trazer fotos, pedi que questionassem sobre as características dessas pessoas para que conseguissem desenha-las.
Solicitei que colocassem a sua foto ou o desenho do seu auto-retrato no centro de uma folha e que colassem as fotos das pessoas com quem se parecem ao redor e escrevessem o que são parecidos. Foi um momento de grande envolvimento. Salientaram a cor do cabelo, dos olhos, o sorriso, a altura e até mesmo características psicológicas.
Por fim, montamos um painel no saguão. Como havia outras duas turmas também realizando esse trabalho, a socialização foi ótima. Havia três painéis diferentes, mas que tratavam de nossa descendência, de nossa origem. Muitos encontravam a sua família nos outros painéis e chamavam os colegas para mostrar que havia outros que também faziam parte de sua família. Durante a empolgação da socialização, muitos diziam que eram parecidos com o avô, que tem o cabelo como de sua mãe, que é alto como seu tio... Eles queriam mostrar aos colegas com quem eram parecidos.
Foi muito gratificante a realização dessa atividade! Mais gratificante ainda foi ver o orgulho em apresentar a sua família e mostrar aos colegas a sua descendência.




2 comentários:

Melissa disse...

Ótima postagem Lucele :-)
Parabéns pelo trabalho realizado...
Beijinhos
Melissa

Anônimo disse...

The Eight-Wheel Classic - TITIAN Arts
The eight-wheel casinosites.one classic bicycle is available in six worrione.com sizes. The Bicycle goyangfc Wheel is a classic bicycle made in USA, but dental implants there are three kadangpintar variations in