terça-feira, 7 de abril de 2009

Como avaliar um P.A?

Durante a realização do Projeto de Aprendizagem, ficava me questionando como eu poderiar avaliar um P.A quando realizado com meus alunos.

Bem sabemos que o P.A oportuniza novas formas de ensinar e aprender, mudando a maneira de apresentação dos conteúdos e ampliando as possibilidades de aquisição de informações, mas ficava com dúvidas sobre o que e como avaliar.

Nestas últimas semanas, contudo, trabalhamos a avaliação do Projeto de Aprendizagem. Assim, pude aprender alguns passos importantes para auxiliar na avaliação do Projeto. A partir destes passos, o professor pode avaliar o desenvolvimento de cada parte do projeto, mas o que eu achei mais interessante é a possibilidade do grupo avaliar o seu trabalho, rever o que foi desenvolvido e, se necessário, fazer algumas alterações de modo a aprimorá-lo, ampliando com isso, o conhecimento adquirido durante todo o processo.

Para avaliar um P.A, faz-se necessário avaliar os seguintes tópicos:

1- Sobre a Questão de Investigação:
· O projeto parte de uma questão claramente formulada e originada nas vivências e curiosidades dos sujeitos? Em outras palavras, a questão é “original”, no sentido de refletir uma curiosidade genuína do grupo, ou parece ser uma questão ligada a um repertório de temas tradicionalmente já abordados nas escolas?
· A questão é formulada de modo a impulsionar uma abertura para a exploração de novas relações ao invés de restringir a busca a uma simples resposta?


2- Sobre as certezas e dúvidas iniciais:
· Existe uma coerência lógica entre a Questão de Investigação e o que é afirmado no quadro inicial das Certezas Provisórias e das Dúvidas?


3- Processo de Desenvolvimento do Projeto:

· As certezas e dúvidas são consideradas na orientação das buscas ou são “esquecidas” durante o desenvolvimento do projeto?
· A busca de soluções para a questão eleita parte de uma sistematização criteriosa do que os sujeitos pensavam saber ("Certezas Provisórias") e do que julgavam necessário compreender ("Dúvidas Temporárias") para responder a questão?
· É possível identificar um movimento de mudanças e reformulações nas "certezas" e "dúvidas", durante a realização do projeto? Os sujeitos vão retomando as certezas e dúvidas na medida em que fazem descobertas que modificam seus conhecimentos iniciais? Ao mesmo tempo em que são encontradas soluções para as dúvidas já colocadas, são geradas novas questões e dúvidas? É possível perceber que o grupo toma consciência da existência desse processo de modificação das certezas que se aprofundam e consolidam ou se transformam em dúvidas e das dúvidas que se tornam novas certezas?


4- Sobre as buscas e a construção de novas relações (sobre procedimentos, instrumentos e fontes)
· Quais são as fontes, os instrumentos e os procedimentos usados na busca das soluções?
· Essas fontes, instrumentos e procedimentos são coerentes com a questão proposta, com as certezas e com as dúvidas?
· A busca e seleção de informações e a escolha dos procedimentos (enquetes, entrevistas, observações, experimentos, leituras) abrem para a construção de novas relações, novas articulações entre conceitos e idéias (novas formas de explorar as questões, utilização de novos instrumentos etc), por exemplo?
· Há evidências de rompimentos nos limites disciplinares?
· Observam-se aprendizagens relevantes relacionadas com os conteúdos e conceitos abordados no projeto?


5- Sobre os mapas conceituais
· Os mapas conceituais mostram uma evolução na apropriação do conhecimento? (especificamente nas relações e conceitos surgidos na busca de soluções)
· O mapa final representa os conceitos e relações que constam na síntese do projeto (resposta à pergunta principal)?


6- Sobre o conteúdo publicado
· Os textos que compõem o projeto formam um conjunto coerente que permite ao leitor acompanhar o desenrolar da investigação realizada?
· O material recolhido e elaborado no projeto é relevante e focado no problema proposto?
· O conjunto de informações recolhidas foi suficientemente trabalhado?
· O material é apresentado em forma de hipertexto permitindo diferentes navegações?
· Os textos produzidos pelo grupo são originais e refletem as características do grupo?
· As referências e citações estão clara e corretamente colocadas e identificadas?
· As imagens e vídeos, eventualmente publicados, contribuem para a compreensão do conteúdo?
· As certezas provisórias foram validadas?
· As dúvidas temporárias foram esclarecidas?
· Há uma síntese parcial ou final? E ela responde à Questão de Investigação?


7- Sobre a aprendizagem cooperativa
· Que tipos de registros aparecem com maior frequência: combinações, informações, sugestões, etc..?
· Os registros do processo mostram a riqueza do processo de aprendizagem do grupo, evidenciando um trabalho cooperativo?
· É possível identificar, pelos registros, interações virtuais ou presenciais com especialistas ou outras pessoas, fora do grupo, na busca por contribuições para o projeto?


8 – Sobre a apresentação do trabalho
· A organização do site facilita o acompanhamento do projeto?
· Foi adotado um padrão de letras (tamanhos e cores) que facilita a leitura?
· O site busca uma interação com o leitor?

Um comentário:

Melissa disse...

Oi Lucele :-)
E o que achou destes tópicos? Concordas com todos? Mudaria algum? Acrescentaria itens ou tópicos a estes montados pela equipe de SI?

Beijos
Melissa