Iniciamos o semestre muito bem...
Para a realização da atividade do enfoque temático 2, que tinha como objetivo conhecer a vida e obra de Comênio, o “pai da Didática” e identificar heranças das idéias pedagógicas presentes no cotidiano escolar, fiquei muito impressionada com a contemporaneidade deste educador.
Ao ler alguns de seus ensinamentos, percebi que, mesmo sem conhecer sua obra, já aplicava-os em minha prática docente, além disso, percebi também que em muitas tendências atuais para a educação há vestígios (e não poucos) das idéias revolucionárias de Comênio, difundidas no século XVII.
Sua obra pedagógica foi um grande marco para o avanço da educação em sua época, com reflexos até nos dias de hoje.
Para ele, didática é ao mesmo tempo processo e tratado. É tanto o ato de ensinar como a arte de ensinar.
Ao ler o material proposto no enfoque 2 constatei que Comênio defendia a idéia de educar com base na realidade da criança e na formação de um indivíduo pensante, capaz de tomar decisões, por isso, quando li a afirmação “Facilitará o estudo do aluno quem lhe mostrar como usar na vida cotidiana aquilo que está sendo ensinado”. (Op. cit., 180), percebi que isso também está presente em meu cotidiano escolar, pois busco relacionar os conteúdos a serem desenvolvidos com fatos de seu interesse, mostrando que o que estudamos na escola faz parte de seu cotidiano.
Para a realização da atividade do enfoque temático 2, que tinha como objetivo conhecer a vida e obra de Comênio, o “pai da Didática” e identificar heranças das idéias pedagógicas presentes no cotidiano escolar, fiquei muito impressionada com a contemporaneidade deste educador.
Ao ler alguns de seus ensinamentos, percebi que, mesmo sem conhecer sua obra, já aplicava-os em minha prática docente, além disso, percebi também que em muitas tendências atuais para a educação há vestígios (e não poucos) das idéias revolucionárias de Comênio, difundidas no século XVII.
Sua obra pedagógica foi um grande marco para o avanço da educação em sua época, com reflexos até nos dias de hoje.
Para ele, didática é ao mesmo tempo processo e tratado. É tanto o ato de ensinar como a arte de ensinar.
Ao ler o material proposto no enfoque 2 constatei que Comênio defendia a idéia de educar com base na realidade da criança e na formação de um indivíduo pensante, capaz de tomar decisões, por isso, quando li a afirmação “Facilitará o estudo do aluno quem lhe mostrar como usar na vida cotidiana aquilo que está sendo ensinado”. (Op. cit., 180), percebi que isso também está presente em meu cotidiano escolar, pois busco relacionar os conteúdos a serem desenvolvidos com fatos de seu interesse, mostrando que o que estudamos na escola faz parte de seu cotidiano.
Percebi, com esta atividade, que muitos conceitos hoje presentes em nossas escolas, como educação para todos, democratização do ensino, aprendizagem global, diferenças individuais, inteligências múltiplas, foram inicialmente apresentados por Comênio, inegavelmente, muito a frente de seu tempo.
Após conhecer o seu modelo pedagógico cheguei à conclusão de que não é nenhum exagero afirmar que ele realmente fez uma grande revolução educacional em sua época.
Um comentário:
Querida Lucele:
Que bela e profunda a reflexão que estás trazendo. Comênio, autor de tantos conceitos revolucionários para a época e com os quais ainda hoje concordamos, realmente fez jus ao título de Pai da Didática.
A postagem deixa evidente o encantamento que tiveste ao identificares, na tua prática, ideias já defendidas por Comênio.
De que forma as aprendizagens que fizeste poderão contribuir, especificamente, para melhorar ainda mais o teu trabalho como coordenadora pedagógica? Identificas ideias, na Proposta Pedagógica da escola, que podem ser atribuídas a Comênio? Fica o desafio para a reflexão.
Grande abraço.
Celi
Postar um comentário