Durante a visita à Bienal do Mercosul, percebi que muitíssimas das obras não cumprem com as expectativas tradicionais da arte baseada na pintura, no desenho e na escultura. Muitas obras sequer cumprem com a suposição de que a arte exposta deva ser visual. Algumas obras utilizam sons, outras utilizam imagens em movimento e algumas ficam apenas na imaginação.
Além de prestigiar a Bienal, eu também pretendia, com a visitação, encontrar idéias que pudesse aplicar com minhas turmas a fim de trazê-las mais próximas a proposta da arte contemporânea e, dessa forma, fazer com que meus alunos percebessem a amplitude das artes, considerando seus mais variados movimentos e expressões. Na revista Nova Escola do mês de setembro, o curador da Bienal do Mercosul, Luis Camnitzer, afirma que “os professores podem se inspirar na curadoria pedagógica da mostra para preparar aulas mais criativas.”
Além de prestigiar a Bienal, eu também pretendia, com a visitação, encontrar idéias que pudesse aplicar com minhas turmas a fim de trazê-las mais próximas a proposta da arte contemporânea e, dessa forma, fazer com que meus alunos percebessem a amplitude das artes, considerando seus mais variados movimentos e expressões. Na revista Nova Escola do mês de setembro, o curador da Bienal do Mercosul, Luis Camnitzer, afirma que “os professores podem se inspirar na curadoria pedagógica da mostra para preparar aulas mais criativas.”
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