segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Compartilhando debates...

No fórum eu fiz alguns comentários que gostaria de compartilhar com mais pessoas além das colegas do grupo de debate.
Eu adorei o texto “Por que você ouve tanta porcaria?”. Após essa leitura fiquei ainda mais crítica em relação ao que meus ouvidos merecem escutar... Tudo que há muito tempo eu me questionava. Às vezes me sentia até um pouco ultrapassada, pois nada que para os outros era o máximo, o melhor hit, a melhor banda, eu conseguia gostar, ou melhor, suportar.
Mas é no mínimo lamentável perceber que o povo ouve o que tem capacidade de compreender. Isso mostra o reflexo da cultura do povo brasileiro. No entanto, é ridículo e um tanto revoltante saber que o gosto musical de uma nação esteja sob o controle de uma verdadeira máfia musical, que decidem quem vai vender mais e quem vai fazer mais sucesso.
No texto fala que os professores podem ser agentes de mudança, mas vejo isso uma tarefa absolutamente difícil. Nossas crianças têm seus ouvidos acostumados desde muito pequenos a ouvir porcarias. Ouvem e cantam com seus pais as mais ridículas e apelativas músicas. Tentar agir nessas preferências musicais é também interferir em uma questão social, e isso é complicado!!!
Além disso, encontramos como obstáculo toda uma gigantesca mídia que empurra goela abaixo o que eles querem. Fazem isso de tal maneira que fica difícil bater de frente com todo o aparato emocional/apelativo e insistente por eles impulsionado. É até decepcionante, quando vemos nossos alunos cantando músicas maliciosas e eles nos dizem que é só o que ouvem em casa e que seus pais adoooram.
A mudança com certeza deve iniciar, semente a semente, com muitas pedrinhas para ultrapassar, mas não podemos esquecer que há uma raiz não muito boa e que influencia muito nossos alunos. Isso não significa que não tento mudar o que posso, só estou analisando claramente a realidade da sociedade em que vivemos, que é fortemente influenciada pela apelação da mídia.

Um comentário:

elisabetebceron disse...

Lucele,realmente há uma forte influência da mídia,mas nós educadores naõ podemos desanimar frente a mais este desafio que é mostrar aos nossos alunos outros estilos de musicas.Foi muito boa a tua análise.
Beijos!!!
Elisabete.