quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Segunda semana...

Nesta segunda semana, estou realizando a atividade sobre Poesias, na interdisciplina de Literatura Infanto Juvenil. Com isso, eu percebi que as poesias que trabalhamos com as crianças não podem ser apenas com fim moralizador ou temas patrióticos ou ainda para ensinar a ter hábitos de higiene. Poesia é muito mais do que isso!
Poesia para as crianças é o brincar que elas tanto gostam, só que com as palavras. Palavras que, combinadas, inventam novos sentidos e constroem sons, ritmos e imagens diferentes. A criança está sempre em busca de experiências e a poesia é uma forma nova de descobrir a vida, explorando o mundo fascinante dos sons e das idéias.
Poesia e universo infantil têm muitos pontos em comum, especialmente a grande carga afetiva, as imagens, a fantasia e a sensibilidade. A linguagem poética faz parte naturalmente da linguagem da criança que se comunica com o mundo de maneira informal e lúdica.

"A leitura de poemas tem um poder encantatório, acalma e desperta a sensibilidade dos pequenos. Eu já fiz crianças dormirem por meio de poemas. Ler poemas em voz alta por várias vezes acaba virando música"

Sylvia Manzano


Nenhum comentário: