domingo, 14 de outubro de 2007

Registro de aprendizagens...



Eu gosto de trabalhar com teatro com minhas turmas, mas sempre ficava pensando como poderia ajudar àquelas crianças que são mais tímidas, mais retraídas a também aprender com o teatro e, muitas vezes, ficava frustrada, pois as crianças mais desinibidas acabavam "tomando conta" da peça e delegavam pequenas funções aos que mais precisavam desenvolver este lado!
Com a nossa aula presencial de Teatro, eu percebi que para haver uma interação plena com as Artes Cênicas é preciso partir de um certo ponto inicial, até que se consiga uma descontração maior e que se sinta prazer com o teatro, pois ele trabalha a integração da criança consigo mesma e com o mundo à sua volta, através de exercícios, estimulando o interesse, a investigação, o senso analítico, a criatividade na articulação da sua própria opinião e o desenvolvimento do seu potencial expressivo. Aprendi algumas técnicas que auxiliarão meu trabalho em sala de aula, e que ajudarão na "Improvisação para o teatro":

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1. Espreguiçar, alongar, caminhando pelo espaço. Sair do "estado-cadeira", bem sentado, só pensativo, para um estado mais dinâmico, mais preparado para o jogo.


2. Cumprimentar um colega espreguiçando, soltando o ar pela boca, como um bocejo. Divertir-se no contato com o outro, com os demais colegas, jogando.


3. A turma de "felinos", se espreguiçando, bocejando, lançando um rugido no ar. Pode ser feito com dois grupos, frente a frente. Lembrar do rugido e do corpo em atitude de felino. Sempre lembrar que o corpo deve estar integrado na ação.


4. Brincadeira do "Chefe manda". O líder dá as instruções para o grupo: chefe mandar caminhar,chefe manda parar, chefe manda sentar no chão... etc. Quando o líder NÃO DIZ a frase "chefe manda" o grupo não obedece. É um bom exercício para concentrar, prestar atenção no comando e, também, divertir-se com os enganos...


5. Caminhada pelo espaço, com boa dinâmica, foco, orientação, mudança de direção.


6. Caminhada pelo espaço com "stop-congela", concentrado.


7. Caminhadas com "stop" e congela, explorando os níveis - bem alto, na ponta dos pés,no nível normal, no nível médio (abaixando-se), bem baixo e até no chão.


8. Caminhadas com "stop", níveis e direção do gesto e do olhar para um colega. Começam a se formar as composições, de forma aleatória.


9. Caminhadas com "stop" contando 10 tempos - 1, 2, 3... e no 10º tempo a pessoa congela e estará tocando um colega, um contato, alguma parte do corpo com apoio etc.


10. Daí estarão divididos em dois grupos – entra o primeiro grupo e se desloca em dez tempos,congela. Entra o segundo, se desloca em dez tempos e congela. Recomeça o primeiro, novo deslocamento até nova composição. Recomeça o segundo, assim sucessivamente. Sempre haverá um grupo parado, "congelado" e outro que se desloca, alterando a composição. Lembrem que há espaços como obstáculos para serem explorados - passar entre as pernas, por baixo de um braço erguido, rastejar ao lado de alguém, apoiar-se em alguém que está abaixado etc.


11. Palco-platéia: entra um integrante, compõe a sua escultura. Entra um segundo que complementa, entra um terceiro, assim por diante, até formar uma composição com 6, 7 ou 8 pessoas.


12. Entra um integrante, compõe a sua escultura. Entra um segundo, um terceiro e um quarto integrante. A seguir sai o primeiro que entrou, entra um novo integrante, sai o segundo, entra um novo, sai o terceiro, e assim por diante, e vai alterando a composição a cada vez que entra um e sai outro.


13. Formam-se os grupos e cada grupo escolhe três imagens para mostrar para a platéia – lembrar de não tapar o colega, de explorar os níveis, as linhas de tensão para não ficarem grudados uns nos outros etc.


.14. Grupos - cada grupo escolhe um tema e mostra em cinco fotos (passando de uma foto para outra com a transição - contando os tempos, cantando uma música ou em silêncio) Faço uma listagem rápida das situações que surgiram para nossa lembrança (acho que não vou lembrar de todos): "o salão de beleza", "a traição e o crime, a justiça", "o assalto e a fuga com a bolsa", "a orquestra e a cantora", "a festa de aniversário com a comilança", fotos de família.


No site artes.com encontrei a seguinte explicação sobre a importância do teatro para o desenvolvimento das crianças:

"Através do desenvolvimento artístico e da ambientação cultural pode-se proporcionar ao indivíduo um crescimento equilibrado, atendendo às diversas solicitações de um ser em formação, trabalhando sistematicamente sensações, sentidos e sentimentos, razão, emoção, pensamento e ação, corpo, som e espaço, dentre outros aspectos do vasto universo da percepção e da sensibilidade, na construção de uma vida adulta consciente e integrada."

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