sábado, 13 de outubro de 2007

Novas descobertas!!

É até com uma certa vergonha que devo confessar que eu não tinha idéia nenhuma sobre as diferenças entre Escola Tecnicista, Escola Nova e Proposta Triangular. Quando comecei a estudar sobre elas senti até um certo desconforto em perceber que sempre trabalhei com um pouco de cada uma delas, mas sem entender seu verdadeiro propósito. Reconheci que várias vezes fiz atividades de trabalhos manuais ou para o desenvolvimento de algumas destrezas, ou ainda primei pela livre-expressão, achando que assim estaria contribuindo para desenvolver a criatividade de meus alunos. Nossa!! Hoje percebo a importância de trazer a arte para dentro das vivências dos alunos, de forma que seja significante para suas vidas e os façam compreender melhor o mundo onde vivem. Já estou com mil idéias de releituras para fazer com minhas turmas, só não se se encontrarei subsídios para isso em minhas escolas. Acho que vou aproveitar algumas estátuas que há em minha cidade!!!

Abaporu - Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.00. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.

Fonte: Site Tarsila do Amaral



Nenhum comentário: