quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Um pouco de reflexão...

Que aprendizagens se consolidaram ao preparar a síntese-reflexão?

Durante o semestre, realizamos várias atividades, aplicamos muitas delas em nossas turmas e, com isso, ampliamos muito os nossos conhecimentos, mas como, para a maioria dos professores, o dia-a-dia é tão corrido, não paramos para refletir sobre o que construímos realmente.
Percebi que a preparação da síntese-reflexão me fez analisar as aprendizagens adquiridas e como essas aprendizagens refletiram em minha prática. No decorrer do semestre, eu não havia percebido como todas as Interdisciplinas estavam envolvidas no mesmo tema, formando uma rede. Só percebi mesmo o reflexo dessa rede, no momento em que parei para analisar todas as atividades e a maneira como elas intervieram no planejamento de minhas aulas.
Pude analisar, claramente, como esse semestre foi de extrema importância para a ampliação dos meus conhecimentos sobre as noções de Tempo e Espaço. Pude preencher várias lacunas existentes e que me deixavam, de certa forma, insegura.
Durante a realização da síntese, percebi que em todas as Interdisciplinas, as atenções da educação hoje estão, basicamente, voltadas à idéia de cidadania e para a formação de professores capazes de trabalhar com uma visão interdisciplinar, própria das múltiplas formas de aprender e de ensinar.
A reflexão síntese me fez analisar a minha prática e o que realmente se consolidou. Segundo Paulo Freire...


“Na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática.”



Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Lu, destacaste pontos importantes nessa tua postagem, principalmente a idéia de que refletir sobre a nossa prática nos movimenta em direção ao seu questionamento e pode promover mudanças. Abração, Sibicca