sábado, 23 de agosto de 2008

Algumas aprendizagens...

A leitura do texto POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO, me fez aprender uma pouco mais sobre a política de nosso país, além de alguns conceitos:

DEMOCRACIA:

  • É um conjunto de procedimentos para a formação de um governo, baseado fundamentalmente de escolha de representantes por meio do voto, obedecendo-se os critérios construídos para esta escolha e a noção de igualdade de peso entre todos os votantes.Em termos, a democracia é a forma de governo vigente, mas digo “em temos”, pois apesar de termos conquistados direitos com a Constituição de 1988, esses direitos têm dificuldades de serem executados, prevalecendo a política do neoliberalismo, que mudou o foco do governo, deixando de lado o social para investir no capital. Vivemos em um país, onde todos seus cidadãos têm direito (regidos pela constituinte) à saúde, educação, saneamento básico..., mas estes direitos estão sendo privatizados, terceirizados, enfim, repassados para a sociedade civil.
ESTADO:

  • Forma a base da organização moderna que se configura nas instituições públicas governamentais organizadoras de todo o aparato político, representativo, econômico e jurídico da sociedade.
    O sentido de Estado apresentado no texto como um sinônimo para governo federal, mas não apenas como governo, mas sim todos os ministérios que evolvem a tomada de decisões políticas de um país, sendo o mesmo que uma instituição organizada politicamente, socialmente e juridicamente, ocupando um território definido, onde a lei máxima é a Constituição. A atual política é parte da estratégia de reformar o Estado, diminuindo a sua atuação nas políticas sociais para superar a crise, deixando de ser o responsável pelo desenvolvimento econômico e social.

GLOBALIZAÇÃO:

  • Segundo a Wikipédia, a globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados.
    No texto afirma que a globalização é uma das estratégias da reforma do Estado, que encontrou no neoliberalismo e na globalização uma maneira de superar a crise, atraindo investidores com capital especulativo que vêm em busca de altos juros. A escola tem a missão de atender ao capitalismo e às conseqüências da globalização, tendo que preparar seus alunos para compreender e interagir nesse período de muitas transformações, com muitas informações e de linguagem específica, ou seja, a escola acaba tendo que responder às expectativas ao setor produtivo.

PARTICIPAÇÃO:

  • “Só se aprende a participar, participando.” É um dos princípios da gestão democrática, mas na prática está cada vez menos sendo executada. Na escola, por exemplo, todos os envolvidos no cotidiano escolar deveriam participar da sua gestão: professores, estudantes, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola, e toda a comunidade ao redor da escola, mas na prática não é isso o que acontece.
NEOLIBERALISMO:
  • É uma opção política que defende a não participação do estado na economia. Defende a reforma no Estado, pois acredita que a crise esteja no Estado e que solução seja diminuir a atuação do Estado nas políticas públicas, racionalizando e/ou terceirizando os investimentos nesta área, dando o máximo para o capital, para que ele seja mais eficiente e produtivo, ocorrendo assim, a separação entre o econômico e o político, além do esvaziamento da democracia. Para evitar o caos social, repassa-se à sociedade civil a responsabilidade de executar políticas publicas, que a acaba focalizando nos mais pobres.
    No glossário, consta que é uma opção política de governos que defendem a necessidade de retirada da ação do Estado de determinadas áreas a fim de que se possa investir em outras, mais prioritárias.
    Assim como eu havia compreendido: o Estado investe em outras áreas que considera mais importantes para superar a crise, e, segundo a teoria neoliberal, acaba sendo investido prioritariamente no capital, no mercado.

POLÍTICA:

  • Ciência do governo de instituições relativas ao Estado; conjunto de regras
    relativas ao exercício de administração pública; arte ou habilidade de governar bem; conjunto de objetivos que orientam a administração de um governo (plataforma). Após a leitura, percebi melhor que a política está presente em tudo o que pensamos, falamos e fazemos. É a relação de poder entre pessoas podendo ser estendida sobre lugares, espaços, instituições, tempo, etc. Política é poder exercer a vontade ou as escolhas sobre outros com o objetivo coletivo ou não.

POLÍTICAS EDUCACIONAIS:

  • A política educacional é parte da redefinição de papel do Estado, fazendo parte do movimento deste período do capitalismo. Defende o acesso de todos à escola, mas introduz nas escolas a avaliação da qualidade pela visão neoliberal, fazendo com que essas busquem um padrão de qualidade externo e quantitativo.

POLÍTICAS PÚBLICAS:

  • São as decisões, as ações e as leis que se estabelecem para garantir os direitos sociais coletivos e sociais. Podem ser reconhecidas como as políticas sociais que também fazem parte do projeto de reforma do estado para superar a crise, as quais foram consideradas serviços não-exclusivos do Estado. Mesmo sendo um direito de todos os cidadãos, as políticas publicas não são executadas pelo Estado, o qual repassa recursos a instituições de direito privado para a execução das políticas públicas, que priorizam os mais pobres para evitar o caos social.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Lu, acredito que esses conceitos irão perpassar muitas das discussões promovidas pela interdisciplina de gestão. Além disso, penso que são de suma importância para pensarmos a educação também pelo aspecto político. Abração, Sibicca