sábado, 14 de junho de 2008

Perguntas de alto ou baixo nível???

Em nossa aula presencial de Seminário Integrador IV,
nós fomos motivados a analisar algumas perguntas.
Essa atividade nos levou a perceber que há perguntas que
são consideradas de "Alto Nível" e outras
consideradas de "Baixo Nível".
Segundo Vasco Moretto em seu livro Prova,
"Dominar a arte de perguntar é, talvez, uma das competências mais importantes do professor. Uma razão nos parece fundamental:
uma boa pergunta possibilita uma boa resposta."


Dessa forma, criou-se uma lista com as características das perguntas:

**ALTO GRAU DE APRENDIZAGEM**

  • gera polêmica
  • instigante
  • requer pesquisa
  • requer o desenvolvimento de atividades práticas para respondê-las
  • admite diferentes soluções
  • conceitos individuais - valores
  • polarizadora
  • possibilita a exploração seguindo diferentes perspectivas
  • desafiadora
  • pode desencadear várias outras questões
  • mobilizadora
  • abrangente
  • procura determinar causas
  • permite diferentes ou desdobramentos

Eu considero uma pergunta de alto nível quando ela causa uma desacomodação e isso leva a uma aprendizagem.
Uma pergunta de alto nível desencadeia uma série de ações: leva à reflexão, que leva à curiosidade, que traz a vontade de aprender, que causa a desacomodação, que se interliga a uma pesquisa aprofundada, que acaba desencadeando outras perguntas, as quais permitem novas reflexões que, por fim, proporcionam novas aprendizagens.
Acredito que, se não proporcionar novas aprendizagens, a pergunta não era de alto nível.


**BAIXO GRAU DE APRENDIZAGEM**

  • mal formulada
  • pessoal/subjetiva/crença
  • levam a respostas que indicam gosto pessoal.
  • pesquisa muito rápida – resposta direta
  • não gera novas perguntas – se esgotam as respostas.
  • induz a resposta/direciona.
  • não tem caminho científico para explorar.

Eu considero uma pergunta de baixo nível, quando ela não leva a uma reflexão e sim ao repasse de informações mecanicamente. A pergunta com baixo nível de aprendizagem já faz alusão a uma resposta pronta, na qual nada se pesquisa e nada se constrói.

Nenhum comentário: