consideradas de "Baixo Nível".
**ALTO GRAU DE APRENDIZAGEM**
- gera polêmica
- instigante
- requer pesquisa
- requer o desenvolvimento de atividades práticas para respondê-las
- admite diferentes soluções
- conceitos individuais - valores
- polarizadora
- possibilita a exploração seguindo diferentes perspectivas
- desafiadora
- pode desencadear várias outras questões
- mobilizadora
- abrangente
- procura determinar causas
- permite diferentes ou desdobramentos
Eu considero uma pergunta de alto nível quando ela causa uma desacomodação e isso leva a uma aprendizagem.
Uma pergunta de alto nível desencadeia uma série de ações: leva à reflexão, que leva à curiosidade, que traz a vontade de aprender, que causa a desacomodação, que se interliga a uma pesquisa aprofundada, que acaba desencadeando outras perguntas, as quais permitem novas reflexões que, por fim, proporcionam novas aprendizagens.
Acredito que, se não proporcionar novas aprendizagens, a pergunta não era de alto nível.
**BAIXO GRAU DE APRENDIZAGEM**
- mal formulada
- pessoal/subjetiva/crença
- levam a respostas que indicam gosto pessoal.
- pesquisa muito rápida – resposta direta
- não gera novas perguntas – se esgotam as respostas.
- induz a resposta/direciona.
- não tem caminho científico para explorar.
Eu considero uma pergunta de baixo nível, quando ela não leva a uma reflexão e sim ao repasse de informações mecanicamente. A pergunta com baixo nível de aprendizagem já faz alusão a uma resposta pronta, na qual nada se pesquisa e nada se constrói.
Nenhum comentário:
Postar um comentário