domingo, 18 de maio de 2008

Problemas Matemáticos

Sempre me questionei sobre as inúmeras dificuldades que as crianças demonstram frente à resolução de problemas matemáticos e a famosa frase sempre surge:
“É de mais ou de menos? É de vezes ou de dividir? Tem que fazer duas contas?”
Para tentar resolver esse problema ou pelo menos ir aos poucos tentando ampliar a compreensão destes problemas, aproveitei a idéia da Caixa da Transformação da revista Nova Escola e criei a Caixa dos Problemas. Para realizar essa atividade preparei várias caixinhas com material de contagem, tais como:
· Canudinhos.
· Tampinhas.
· Botões.
· Palitos de picolé.
· Copinhos plásticos.

Então sentamos em um grande círculo e a caixa ia passando de mão em mão enquanto a música tocava. Quando ela parava, a criança que estivesse com a caixa na mão, abria e retirava um ficha com um problema para ser resolvido. A criança, então, lia o problema, e escolhia o material que iria usar para calcular. Optei por cálculos simples para que as crianças compreendessem bem o processo e não simplesmente pegar os números e fazer de mais ou de menos.
A cada problema lido, eu questionava sobre o que estava acontecendo em cada situação, de maneira que a criança compreendesse realmente cada problema. Por exemplo: aluno pegou 36 tampinhas para representar os docinhos e distribuiu em 6 copinhos plásticos, assim ele compreendeu o problema. Em seguida, o aluno registrava a operação no quadro. Assim foram sendo resolvidos todos os problemas.
Eu não imaginava que essa atividade pudesse ser tão significativa e gratificante. Percebi o quanto os alunos evoluíram, mas o que eu pude constatar também é que, na maioria das vezes, os alunos só compreendiam quando eu explicava o problema e não quando simplesmente liam a sentença. Com isso, eu percebi que a dificuldade maior está na interpretação, pois eles lêem e não entendem o que estão lendo. Precisava fazer questionamentos para que eles conseguissem pensar no que estavam lendo.

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