domingo, 18 de maio de 2008

Construindo as linhas de tempo

Exploro diariamente as noções de tempo com algumas perguntas: que dia é hoje? Que dia da semana? Que dia do mês? E ontem... E amanhã...
Já aproveitei a aula de Educação Física e fiz uma brincadeira com as noções de espaço :dentro e fora, direita e esquerda, girando (pág.49). Bom, dentro e fora, para uma turma de 3ª série foi fácil, mas direita e esquerda... que confusão. Alguns dominavam muito bem, já outros sempre esperavam o colega para fazer igual. Nesta semana, iniciamos o projeto “Resgatando a minha história e a de minha cidade”. Pretendo agora, iniciar com as sugestões das páginas 83, 84 e 85, para tentar avaliar o estágio em que meus alunos se encontram para saber a melhor maneira de auxiliá-los.
Aproveitando o dia das mães, fizemos uma pesquisa de como era a infância da mãe (brincadeiras e brinquedos, passeios, escola, roupas, amigos etc). Em sala, formamos um paralelo entre a sua infância e a de sua mãe. Assim, as crianças poderão analisar as diferenças entre os elementos de épocas diferentes (sugestão pág. 91) A partir do dia das mães, então, iniciamos a história de cada um, fazendo uma reflexão sobre as perguntas:
# Como iniciou a minha história?
# O que já vivenciei até os dias de hoje?
# Como foram meus primeiros dias, meses e anos?
Então, solicitei para que as crianças começassem a coletar dados de sua vida, desde o nascimento e que trouxessem fotos para ilustrar os acontecimentos. Surgiram várias lembranças, que foram sendo anotadas em uma tabela. A partir desta tabela, criamos a linha de tempo, com base nas pág 110 e 111.
Eu fiz as linhas de tempo com minhas turmas e foi maravilhoso... O resultado superou minhas expectativas.
As famílias deram um grande auxílio na coleta de dados e de material (fotos), mas não vou mentir, foi bem difícil de fazer com que eles compreendessem a passagem do tempo em uma linha. Inicialmente, começamos em folhas brancas, mas como percebi que não estavam conseguindo fazer, criei uma matriz com uma linha, dividida em anos e esses anos com doze espaços, não sei se deveria ter feito isso, mas daí sim eles começaram a compreender. Então eles iniciaram completando com o ano do nascimento até o ano atual e marcando os meses de cada ano.
Em seguida, consultavam a tabela, localizavam a data e o acontecimento e escreviam na linha do tempo. Cada um queria me contar o que havia descoberto sobre sua vida. Adorei esse momento, pois percebi que muitos desconheciam fatos de seus primeiros anos.
Acredito que para as crianças, o fato de sentar com a família, olhar fotos e saber o que aconteceu no passado e organizar esses acontecimentos em uma linha visível foi muito significante para que conseguissem aperfeiçoar suas noções de temporalidade. As linhas de tempo ficaram ótimas...

Nenhum comentário: