sábado, 5 de abril de 2008

Novas aprendizagens...

O encontro presencial foi muito interessante, pois além do que foi discutido, sobre classificação e seriação, também realizamos as atividades e manuseamos o material proposto.
A atividade com blocos lógicos (colocar a mão dentro da caixa, apalpar o objeto, enquanto o grupo vai fazendo perguntas para tentar adivinhar de qual objeto se trata), é ideal para trabalhar com qualquer série, pois as crianças precisam perceber as características das peças que estão segurando e ainda conseguir dar pistas sobre suas características, sem dizer que peça que estão segurando. Ao mesmo tempo em a criança toca no objeto, as demais ficam imaginando do que seria feito, qual a cor, o tamanho, a forma e outros atributos do objeto. E o mais legal é que todas as crianças ficam esperando ansiosamente sua vez para colocar a mão dentro da caixa. Essa atividade pode ser realizada com outros tipos de objetos, não só com blocos lógicos. Confesso que com minhas turmas de 3ª série eu nunca havia trabalhado com esse material, pois achava que era apenas para os alunos menores. Tanto é assim que se pensa, que na minha escola este material nem está disponível na biblioteca, como o material de Base 10. Ele fica somente na sala do 1º ano, como se só neste ano as crianças precisassem manusear e trabalhar com blocos lógicos. Na maioria das vezes, os blocos lógicos não são aproveitados em toda a sua potencialidade, servindo apenas para ensinar os atributos de suas peças (cor, forma, tamanho e espessura). No entanto, eles representam um excelente material para trabalhar as noções da teoria dos conjuntos, como pertinência, inclusão, interseção etc, que são trabalhados na 3ª e 4ª série, além de ser um ótimo material para trabalhar com seriação e classificação, que inicia na pré-escola, mas deve ser retomado nas séries seguintes.
A partir da manipulação dos objetos de classificação e seriação, compreendemos melhor algumas maneiras para explorá-los em sala de aula. Percebemos como a seriação e a classificação são importantes não só para os alunos da educação infantil ou para o primeiro e segundo ano, mas para todos os anos, pois a classificação é uma operação lógica de importância fundamental em nossa vida, visto que nos ajuda a organizar a realidade que nos cerca.
Quando vamos ao supermercado ou organizamos nossas roupas, CDs etc, estamos sempre classificando. Por isso, quando iniciamos na sala de aula um trabalho com classificação de brinquedos, objetos, blocos lógicos, estamos proporcionando às crianças uma familiarização com a observação de cada atributo de uma peça, de um objeto e, posteriormente, a classificação de objetos de uma coleção, de produtos de supermercado e também na construção de outros conceitos. Segundo Piaget, com essa seqüência de estudos, o aluno já terá construído totalmente a operação de classificação por volta dos 11 anos de idade (PIAGET & INHELDER, 1975: 186).


Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the MP3 e MP4, I hope you enjoy. The address is http://mp3-mp4-brasil.blogspot.com. A hug.