sábado, 19 de abril de 2008

Importância do planejamento


Com a leitura do texto “Do acaso à intenção em Estudos Sociais” comecei a analisar a minha trajetória profissional.
Sou professora há seis anos e cada vez mais percebo o quanto é fundamental para a prática pedagógica que o professor se prepare e que planeje suas ações a fim de que os objetivos sejam, efetivamente, atingidos.
Para iniciarmos um planejamento, faz-se necessários que se estabeleçam os objetivos que queremos atingir ao final de um período de estudos e em seguida sejam organizadas as situações de aprendizagem que queremos propor aos alunos, considerando a situação específica da escola e dos alunos.
Os objetivos que traçamos no início de um projeto, serão o caminho pelo qual seguiremos para desenvolver as atividades de forma mais variada e significativa, inclusive na área de Estudos Sociais. Contudo, creio que os objetivos devem abranger o processo de aprendizagem de forma mais geral, pois, na prática concreta, o professor deverá perceber qual a melhor maneira e quais as possibilidades que farão com que os objetivos sejam atingidos.
Enquanto professoras, ouvimos, lemos e tentamos praticar o ensinamento de que a aprendizagem deve partir da realidade do aluno, mas é fundamental que se introduza no universo da criança o conhecimento dos conceitos de espaço e tempo, relacionando diferentes períodos históricos ao seu grupo social. Esses conceitos são indispensáveis para que a criança aprenda a situar-se no mundo onde vive e servirão de base para a compreensão e aprendizado de outros conceitos.
O planejamento, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas uma exigência com fim burocrático, é, na verdade, a possibilidade de tornar o ensino uma porta para a formação de cidadãos críticos e conscientes do processo histórico no qual estão inseridos.
Um bom planejamento deve ser flexível, de forma a atender as necessidades da diversidade humana e possibilitar novos rumos a cada questionamento e indagação acerca de todo processo social dentro e fora da escola. Além disso, ele deve ser elaborado tendo como objetivo principal proporcionar ao aluno as condições necessárias à aquisição de conhecimentos que o levem a compreender a sua sociedade, e, dessa forma, que seja capaz de expressar-se de forma crítica diante dos problemas sociais.

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