quinta-feira, 3 de abril de 2008

Durante esta semana iniciamos as atividades da Interdisciplina de Matemática explorando a seriação e a classificação. Com isso, pude perceber que:

CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO
  • Classificar é uma operação lógica presente em inúmeros momentos de nossa vida. O trabalho de classificação é iniciado ainda na pré-escola e retomado, ou melhor, continuado nos anos seguintes e em diferentes níveis de abordagem, pois as crianças passam por processos de elaboração e reelaboração de idéias intuitivas básicas e aprimoram sua compreensão de situações-problema. Iniciamos um trabalho de classificação utilizando brinquedos, sucatas, blocos lógicos e outros materiais.

***

  • A classificação é a forma de separar objetos ou números que possuem certos atributos ou características, enquanto que a seriação, uma operação lógica tão fundamental quanto a classificação, enfatiza as semelhanças entre os elementos das coleções, a seriação trabalha mais com as diferenças entre eles.”Dizemos que estamos seriando os elementos de uma coleção quando estabelecemos entre eles uma relação de diferença que possa ser quantificada, permitindo que os elementos sejam colocados em ordem crescente ou decrescente. Assim, obtemos uma fila, na qual cada elemento tem seu lugar bem definido, e a relação que se estabelece entre ele e seus antecessores e sucessores tem as propriedades recíproca (ou anti-simétrica) e transitiva.”(TOLEDO & TOLEDO, 1997, p. 47).

Nenhum comentário: