Tomando por base o meu processo de aprendizagem, relembrando um pouco de uma experiência vivida com uma turma de EJA e retomando os textos e as teorias estudadas na Interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta, percebo que os adultos são motivados a aprender à medida que experimentam que suas necessidades e interesses serão satisfeitos. Por isto estes são os pontos mais apropriados para se iniciar a organização das atividades de aprendizagem do adulto. A orientação da aprendizagem do adulto está centrada na vida, principalmente na sua vida, no seu cotidiano, pois a experiência que eles trazem é a mais rica fonte para o adulto aprender.
A relação entre o professor e o aluno pode interferir no processo de aprendizagem, pois assim como as crianças, os adultos também têm uma profunda necessidade de serem cativados afetivamente, sendo assim, o papel do professor é engajar-se no processo de mútua investigação com os alunos e não apenas transmitir-lhes seu conhecimento e depois avaliá-los.
Os adultos, muitas vezes quando chegam a escola estão cansados, desmotivados, muitos vão à escola por exigências do empregador. Nesses momentos cabe ao professor incentivá-los e respeitar as diferenças individuais entre cada um, que crescem com a idade. A educação de adultos deve considerar as diferenças de tempo, lugar, religião e ritmo de aprendizagem, sem esquecer que esse adulto tem uma vida, muitas vezes, complicada e rica de experiências.
Enfim, as teorias estudadas e a vivência com educação de adultos me mostrou que o ser humano constrói o seu conhecimento a partir da interação com o mundo e com os objetos deste, visto que o conhecimento não se limita ao recebimento de informações, o ser humano é um ser autônomo e auto-produtor, capaz de produzir o seu conhecimento a partir da interação com o meio.
A relação entre o professor e o aluno pode interferir no processo de aprendizagem, pois assim como as crianças, os adultos também têm uma profunda necessidade de serem cativados afetivamente, sendo assim, o papel do professor é engajar-se no processo de mútua investigação com os alunos e não apenas transmitir-lhes seu conhecimento e depois avaliá-los.
Os adultos, muitas vezes quando chegam a escola estão cansados, desmotivados, muitos vão à escola por exigências do empregador. Nesses momentos cabe ao professor incentivá-los e respeitar as diferenças individuais entre cada um, que crescem com a idade. A educação de adultos deve considerar as diferenças de tempo, lugar, religião e ritmo de aprendizagem, sem esquecer que esse adulto tem uma vida, muitas vezes, complicada e rica de experiências.
Enfim, as teorias estudadas e a vivência com educação de adultos me mostrou que o ser humano constrói o seu conhecimento a partir da interação com o mundo e com os objetos deste, visto que o conhecimento não se limita ao recebimento de informações, o ser humano é um ser autônomo e auto-produtor, capaz de produzir o seu conhecimento a partir da interação com o meio.
Um comentário:
Oi Lu, trazes reflexões muito ricas nessa tua postagem. Seria interessante também pensares sobre o teu próprio processo de aprendizagem à luz dos conceitos propostos. Abração, Sibicca
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