quarta-feira, 10 de junho de 2009

Conhecendo a Hidrocefalia!

Durante as pesquisas realizadas para o estudo de caso da interdisciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Especiais, descobri que o aluno que eu estava pesquisando nasceu com hidrocefalia. Para saber se a causa de seus problemas eram em decorrência da hidrocefalia, comecei a pesquisar sobre a doença e suas sequelas e aprendi que a hidrocefalia ocorre quando o líquido da medula não pode circular normalmente. Este líquido acumula-se no cérebro e, caso não seja controlado, pode acarretar no surgimento de graves conseqüências. Esta situação se resolve introduzindo-se cirurgicamente um tubo fino com uma válvula de pressão no interior dos ventrículos cerebrais.
Esta técnica, de modo geral, controla a hidrocefalia, direcionando o líquido para a cavidade abdominal ou para uma veia no pescoço, que leva ao coração. De acordo com Martín (2004), "é a condição patológica caracterizada pelo aumento da pressão intracraniana. Produz-se como conseqüência de um desequilíbrio entre a formação e a absorção do líquido cefalorraquidiano (LCR)". Neste caso, a caixa craniana cresce e a cabeça aumenta de tamanho.
As causas mais freqüentes, segundo o Coletivo de Autores (2001), são, "secreção aumentada de LCR, a obstrução das vias de circulação do LCR, seja no interior do sistema ventricular, seja na sua saída para o espaço subaracnóideo e o bloqueio na absorção do LCR". Dentre estas três causas, a mais freqüente é a obstrutiva (não comunicante).
De acordo com os mesmos autores, algumas sequelas como as de ordem motora surgem, como por exemplo, déficits de equilíbrio, na coordenação ampla e fina.
Na pesquisa realizada, constatei que algumas crianças com hidrocefalia podem ter dificuldades cognitivas, deficiências físicas ou possibilidade de outros problemas de saúde, atrasos no desenvolvimento, problemas de aprendizagem , problemas na fala, problemas na visão e dificuldade de memória, como é o caso do menino que eu estou acompanhando.
Os pais e professores deverão estar conscientes das complexidades de viver com hidrocefalia e assegurar que a sua criança receba o acompanhamento adequado, as intervenções e terapias necessárias. Na escola, eu acredito que ninguém saiba o motivo das dificuldades do menino, pois em documento nenhum esta informação aparece. Agora eu conheço as características desta doença, consigo compreender a sua situação e irei divulgar entre os seus professores um pouco de seu diagnóstico e da consequencias que ele tem em função da doença.

2 comentários:

Melissa disse...

Oi Lucele :-)
Uma ótima postagem :-)
Olha só, é importante acrescentar suas fontes de pesquisa, ok?!
Abraços
Melissa

janete disse...

oi meu nome é patricia e tenho um filho de 8 anos que tem uma vavula a 6 anos ele brinca corre anda de bicicleta estuda e ja ler mais queria saber mais sobre essa doença porque fico muito aprenciosa de algum dia aconteçer alguma cois com meu filho ja fais 4 anos que nao o levo pra o neurologista sera que tem algum problema pois eu nao vejo nenhum mal mais ainda fico com medo de ele cair e machucar a cabeça queria que vc manda-se mais assumto sobre a idrocefalia bjs patricia uma mae que ama seu filho meu imeio paty25bebe@hotmail.com