sábado, 29 de novembro de 2008

Gestão Democrática e Gestão Patrimonialista

Achei muito interessante aprender sobre os INDICADORES DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO PATRIMONIALISTA, os quais eu simplesmente desconhecia... A gestão patrimonialista tem sua origem no patriarcalismo medieval, onde o gestor público tomava suas decisões conforme a sua vontade, seus interesses e de acordo com sua simpatia ou antipatia. Já a a gestão democrática busca reforçar as relações democráticas, dando espaço para compartilhar decisões e assuntos sobre a escola, envolvendo a comunidade escolar, de forma participativa, nas decisões administrativas, financeiras e pedagógicas.

GESTÃO DEMOCRÁTICA:
  • EXISTÊNCIA DE INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL DO PODER NA GESTÃO DA ESCOLA
  • ACESSO DA COMUNIDADE ESCOLAR ÀS DECISÕES NA GESTÃO DA ESCOLA
  • TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS
  • MEDIAÇÕES INSTITUCIONAIS ENTRE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESCOLA
  • UTILIZAÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO PÚBLICO
  • CRITÉRIOS IMPESSOAIS, OBJETIVOS E UNIVERSAIS NA GESTÃO DOS RECURSOS DA ESCOLA
  • EQUIVALÊNCIA ENTRE DECISÕES E REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA
  • ACESSO À INFORMAÇÃO PELA COMUNIDADE ESCOLAR

GESTÃO PATRIMONIALISTA:

  • INEXISTÊNCIA DE INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL DO PODER NA GESTÃO DA ESCOLA
  • UTILIZAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA PARA OBTER ACESSO PRIVILEGIADO ÀS DECISÕES
  • AUSÊNCIA DE TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS
  • AUSÊNCIA DE MEDIAÇÕES INSTITUCIONAIS ENTRE A ESCOLA E ÓRGÃOS ADMINISTRATIVOS DO SISTEMA DE ENSINO
  • UTILIZAÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO PRIVADO
  • CRITÉRIOS PESSOAIS E/OU PARTICULARISTAS NA GESTÃO DOS RECURSOS DA ESCOLA
  • DISPARIDADE ENTRE AS DECISÕES E A REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA
  • UTILIZAÇÃO PESSOAL E/OU PRIVADA DE INFORMAÇÕES SOBRE A GESTÃO ADMINISTIVA, FINANCEIRA E PEDAGÓGICA DA ESCOLA
  • BUROCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

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