quinta-feira, 2 de junho de 2011

Objetivo para os 5ºs anos

Para os 5ºs anos, meu objetivo para ser alcançado com o projeto de estágio foi o seguinte:

Desenvolver a prática de filosofar e a capacidade de pensar com autonomia, de forma que seja capaz de compreender o mundo e a comunidade em que vive, reconhecendo igualmente o direito de cada um, sensibilizando-se pela necessidade de construção de uma sociedade justa, plena de atitudes de respeito pelas diferenças e com princípios da dignidade do ser humano.

Objetivo para os 4ºs anos

Meu objetivo para desenvolver o projeto de estágio com os 4ºs anos foi o seguinte:

Desenvolver a prática do filosofar e a capacidade de pensar com autonomia, de forma que o aluno seja capaz de exercitar um pensamento crítico do mundo que as rodeia com o intuito de preparar as futuras gerações numa prática constitutiva de espírito crítico e de libertação do senso comum, e, com isso, resgatar e valorizar suas origens, evidenciando a importância do convívio social para a construção da sua própria história e de sua identidade cultural. Através do diálogo procuraremos, professor/mediador, incentivar o aluno a explicitar e refletir acerca de suas idéias tanto na escola quanto na sociedade em geral, incentivando também os alunos a lerem para obterem mais informações que os ajudem a fundamentar suas idéias e a avaliar e conceituar outros objetos de estudo.

Objetivo para o 3º ano

No período do estágio, tive como principal objetivo para o 3º ano:

Desenvolver a prática do filosofar e a capacidade de pensar com autonomia, de forma que seja capaz de questionar sua realidade e posicionar-se em relação às questões sociais, elegendo valores, aceitando ou questionando normas, resgatando e valorizando suas origens, bem como adotar atitudes de respeito pelas diferenças, para dessa forma evidenciar a importância do convívio social para a construção da sua própria história e de sua identidade cultural.

Filosofia aliada às tecnologias

Para a realização do Estágio Curricular busquei aliar as aulas de Filosofia às novas tecnologias. O estudo da Filosofia é essencial porque não imagino ser humano que não deve ser instigado a pensar, refletir e depois agir. Penso que a Filosofia unida às novas tecnologias oferece condições para a superação da passividade, pois o uso do computador, internet e outras tecnologias desperta habilidades de busca de conhecimento, interatividade e comunicação. A Filosofia por si só ajuda na estimulação do pensamento abstrato e no desenvolvimento da autonomia do pensar das crianças. Juntando esta disciplina às tecnologias atuais é possível favorecer que estas crianças possam crescer críticas sobre si mesmas e sobre o mundo atual e mais, possam perpetuar sua curiosidade natural. Dessa forma, considerando que cada criança traz do seu meio familiar suas características próprias que, se unindo na sala de aula, se evidenciam na convivência e nas relações interpessoais, faz-se necessário o resgate ao respeito mútuo, à justiça, ao diálogo e à solidariedade, que de acordo com os PCNs, favorecem o entendimento e reconhecimento da diversidade cultural através de práticas de reflexão em meio às novas tecnologias.