domingo, 26 de outubro de 2008

Novo Mapa Conceitual

O Projeto de Aprendizagem continua sendo um desafio... Após muuuuuitas conversas e debates realizamos nosso 2º Mapa Conceitual com base em nossas dúvidas e certezas, mas logo depois o aprimoramos, criando assim o nosso 3º Mapa Conceitual. Acredito que este mapa ficou muito bom, pois conseguimos contemplar nossas dúvidas e certezas de forma integrada. Com a evolução de nossos mapas é possível perceber também a grande evolução de nossas aprendizagens sobre a elaboração de um PA.

3º MAPA CONCEITUAL:


Conselho de Alimentação Escolar - CAE


Para a realização de um trabalho da Interdisciplina de Organização e Gestão na Educação, tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre os Conselhos Municipais, principalmente o Conselho de Alimentação Escolar, sobre o qual realizei meu trabalho. Constatei as competências do CAE e como são escolhidos seus representantes.
Para compreender melhor sobre a criação do CAE, realizei algumas pesquisas e vi a referência de sua criação na década de 80, com o clima de redemocratização, que trouxe uma profunda modificação das políticas sociais brasileiras, no sentido da descentralização administrativa, diminuição do papel do Estado e estímulo à participação da população no conjunto das ações sociais que baseia sua trajetória na busca de caminhos que aliem eficiência e eficácia das ações do Estado à participação popular.
Descobri que a criação do CAE diminuiu a atuação do Estado e estimulou a participação popular no conjunto das ações de gestão da merenda escolar, o que favoreceu a regularidade do fornecimento da merenda, a melhoria da qualidade das refeições, atendimento dos hábitos alimentares, diversificação da oferta de alimentos, incentivo à economia local e regional, diminuição dos custos operacionais e estímulo à participação da comunidade local na execução e controle do Conselho de Alimentação Escolar.
A atuação do Conselho de Alimentação Escolar pode ser uma garantia de que os recursos destinados à alimentação escolar não sejam apenas repassados à prefeitura.
Assim, compreendi que, através do CAE, é possível ouvir as informações locais e garantir que sejam atendidas as necessidades da maioria da população de Sapiranga, conforme propõe Vieira (2001), ao afirmar que “os Conselhos deveriam atuar como espaço de ações e mudanças implementadas a partir da avaliação das necessidades do conjunto de seus usuários”, e não apenas se deter na fiscalização da aplicação dos recursos destinados do PNAE.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

PPP e Regimento Escolar


Para a realização de uma atividade, tive a oportunidade de ler e analisar o PPP e o Regimento de minha escola. A escola tem por costume, no início do ano letivo ou no seu final, rever o seu PPP. Geralmente, isso acontece em reuniões no início do ano letivo, ou bem no final, para que as modificações sejam aplicadas no ano seguinte. No entanto, não acredito que essas alterações possam realmente surtir algum efeito para a aplicação deste PPP na escola, pois da maneira como são realizadas essas análises, não vejo muita reflexão e tampouco algum embasamento teórico. Para muitos é apenas mais uma questão burocrática que deve ser cumprida na reunião o mais rápido possível para que tal reunião termine mais cedo. Infelizmente, a realidade é exatamente assim! Apenas dividimos o PPP em partes e formamos grupos para analisar a parte que foi sorteada para o grupo.
Tanto isso é evidente que no item “avaliação”, ainda existe apenas a definição para a avaliação das séries, sendo que na escola já está ocorrendo, gradativamente, a transição para anos, ou seja, a cada ano cria-se um novo ano. Já existem 1º, 2º e 3º anos e ainda existem da 3ª a 8ª série. Ao analisar o PPP da escola, percebi que essas mudanças referentes à adequação da escola a nova lei do Ensino Fundamental de 9 anos não estão contempladas no mesmo.
Vejo uma grande necessidade de revermos anualmente nosso PPP, acredito que isso deveria ser feito pelo grande grupo, ou seja, todos analisando ao mesmo tempo todas as partes do PPP de forma a contemplar as necessidades e mudanças percebidas durante o ano anterior.
O nosso regimento não foi elaborado especificamente para a escola, utilizando somente o Regimento Padrão das Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Sapiranga, não há nele qualquer modificação do referido regimento municipal levando em conta a realidade social de nossa escola.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Aprendendo com as dificuldades!

Ainda ando um pouco confusa e insegura com o Projeto de Aprendizagem. Mesmo sabendo que o mais importante é a aprendizagem decorrente durante todo o processo de desenvolvimento do PA, estou ansiosa para ver o seu fim... quero ver logo o seu desfecho, mas também sei que essa pressa não deve fazer parte do PA.

Para a realização do Mapa Conceitual, tive a oportunidade de aprender a trabalhar com mais uma ferramenta que eu simplesmente não sabia que existia. A princípio nós realizamos o Mapa Conceitual no Paint, mas depois que aprendi as vantagens de usar o Cmap Tools, realizamos o mapa com esse programa e ficou muito melhor. Agora estamos ralizando nossa 2ª versão do Mapa Conceitual!


1ª VERSÃO - MAPA CONCEITUAL