sábado, 29 de março de 2008

A primeira ação deste semestre na interdisciplina Seminário Integrador IV consiste na reflexão sobre as aprendizagens realizadas:

1. No decorrer da elaboração do documento "Síntese das Aprendizagens":

Durante a realização da síntese das aprendizagens do Eixo III, percebi que eu pude vivenciar exatamente o que eu buscava em um curso de graduação, pois as Interdisciplinas estudadas me deram subsídios para realizar atividades mais criativas e que propiciaram uma aprendizagem mais significante aos meus alunos. Analisando as aprendizagens que descrevi em meu portfólio, percebi que elas tiveram reflexo em meus planejamentos, pois passei a aplicar os conhecimentos adquiridos para tornar as aulas mais criativas e que auxiliassem meus alunos na compreensão do mundo onde vivem.
Percebi como é importante rever os conhecimentos obtidos, pois conforme vamos realizando as atividades propostas nas interdisciplinas, não paramos para analisar no que isso reflete em nossa vida profissional e pessoal e, só após uma análise retroativa, percebemos o quanto essas aprendizagens promovem mudanças em nossa maneira de ser e de trabalhar.
Ao final desse um período de estudos foi possível perceber que o conhecimento adquirido ocorre em etapas, que são as atividades realizadas ao longo do semestre, e que a aprendizagem só ocorre efetivamente, quando esses conhecimentos são interligados.


2. Na preparação e realização da apresentação oral:


Durante o período de preparação da apresentação oral eu pesquisei algumas dicas para uma boa apresentação oral. Novamente, fiz uso do PowerPoint, mas desta vez, aprendi como usar imagens diferentes como plano de fundo dos meus slides.
Algumas pessoas memorizam suas apresentações palavra por palavra imaginando que assim se sentirão mais confiantes, mas durante as pesquisas, aprendi que, de maneira geral, o resultado acaba sendo muito diferente. Se você se esquecer de uma palavra importante na ligação de duas idéias, talvez se sinta desestabilizado e inseguro para continuar.
O pior é que ao decorar uma apresentação você poderá não se preparar psicologicamente para falar de improviso e ao não encontrar a informação de que necessita, ficará sem saber como contornar o problema. Por isso, preferi usar um roteiro com as principais etapas da exposição, e frases que continham idéias completas. Assim, me preparei para ler a frase ou o item e a seguir comentar a informação, ampliando-a até que essa parte da mensagem se esgotasse.
A grande aprendizagem foi perceber que preparar uma apresentação requer mais do que simplesmente dominar o tema e realizar a apresentação, há a necessidade de que o material a ser apresentado seja eficiente e que transmita a idéia geral do trabalho.

Algumas dicas foram fundamentais para a preparação da minha apresentação:

· O documento da apresentação não deve conter partes inteiras de seu trabalho escrito.
· Coloque uma linha para cada tópico a ser abordado ou imagens, gráficos e números.
· Selecione um tamanho de fonte adequado que permita que o documento possa ser visto no final da sala ou auditório.
· É preferível passar mais rápido um slide do que ficar muito tempo no mesmo slide.
· Colocar muito texto na apresentação pode ser considerado um resumo do trabalho na tela - uma apresentação não é simplesmente o resumo do trabalho.

No site abaixo eu encontrei algumas dicas que foram fundamentais para apresentação do trabalho.

Vamos em frente!!!


Após um ótimo período de férias,
estamos de volta para escrever mais um
capítulo de nossa história.
Iniciamos o Eixo IV, cheios de
expectativas e ansiosos para
adquirir novos conhecimentos.