sábado, 23 de agosto de 2008

Algumas aprendizagens...

A leitura do texto POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO, me fez aprender uma pouco mais sobre a política de nosso país, além de alguns conceitos:

DEMOCRACIA:

  • É um conjunto de procedimentos para a formação de um governo, baseado fundamentalmente de escolha de representantes por meio do voto, obedecendo-se os critérios construídos para esta escolha e a noção de igualdade de peso entre todos os votantes.Em termos, a democracia é a forma de governo vigente, mas digo “em temos”, pois apesar de termos conquistados direitos com a Constituição de 1988, esses direitos têm dificuldades de serem executados, prevalecendo a política do neoliberalismo, que mudou o foco do governo, deixando de lado o social para investir no capital. Vivemos em um país, onde todos seus cidadãos têm direito (regidos pela constituinte) à saúde, educação, saneamento básico..., mas estes direitos estão sendo privatizados, terceirizados, enfim, repassados para a sociedade civil.
ESTADO:

  • Forma a base da organização moderna que se configura nas instituições públicas governamentais organizadoras de todo o aparato político, representativo, econômico e jurídico da sociedade.
    O sentido de Estado apresentado no texto como um sinônimo para governo federal, mas não apenas como governo, mas sim todos os ministérios que evolvem a tomada de decisões políticas de um país, sendo o mesmo que uma instituição organizada politicamente, socialmente e juridicamente, ocupando um território definido, onde a lei máxima é a Constituição. A atual política é parte da estratégia de reformar o Estado, diminuindo a sua atuação nas políticas sociais para superar a crise, deixando de ser o responsável pelo desenvolvimento econômico e social.

GLOBALIZAÇÃO:

  • Segundo a Wikipédia, a globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados.
    No texto afirma que a globalização é uma das estratégias da reforma do Estado, que encontrou no neoliberalismo e na globalização uma maneira de superar a crise, atraindo investidores com capital especulativo que vêm em busca de altos juros. A escola tem a missão de atender ao capitalismo e às conseqüências da globalização, tendo que preparar seus alunos para compreender e interagir nesse período de muitas transformações, com muitas informações e de linguagem específica, ou seja, a escola acaba tendo que responder às expectativas ao setor produtivo.

PARTICIPAÇÃO:

  • “Só se aprende a participar, participando.” É um dos princípios da gestão democrática, mas na prática está cada vez menos sendo executada. Na escola, por exemplo, todos os envolvidos no cotidiano escolar deveriam participar da sua gestão: professores, estudantes, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola, e toda a comunidade ao redor da escola, mas na prática não é isso o que acontece.
NEOLIBERALISMO:
  • É uma opção política que defende a não participação do estado na economia. Defende a reforma no Estado, pois acredita que a crise esteja no Estado e que solução seja diminuir a atuação do Estado nas políticas públicas, racionalizando e/ou terceirizando os investimentos nesta área, dando o máximo para o capital, para que ele seja mais eficiente e produtivo, ocorrendo assim, a separação entre o econômico e o político, além do esvaziamento da democracia. Para evitar o caos social, repassa-se à sociedade civil a responsabilidade de executar políticas publicas, que a acaba focalizando nos mais pobres.
    No glossário, consta que é uma opção política de governos que defendem a necessidade de retirada da ação do Estado de determinadas áreas a fim de que se possa investir em outras, mais prioritárias.
    Assim como eu havia compreendido: o Estado investe em outras áreas que considera mais importantes para superar a crise, e, segundo a teoria neoliberal, acaba sendo investido prioritariamente no capital, no mercado.

POLÍTICA:

  • Ciência do governo de instituições relativas ao Estado; conjunto de regras
    relativas ao exercício de administração pública; arte ou habilidade de governar bem; conjunto de objetivos que orientam a administração de um governo (plataforma). Após a leitura, percebi melhor que a política está presente em tudo o que pensamos, falamos e fazemos. É a relação de poder entre pessoas podendo ser estendida sobre lugares, espaços, instituições, tempo, etc. Política é poder exercer a vontade ou as escolhas sobre outros com o objetivo coletivo ou não.

POLÍTICAS EDUCACIONAIS:

  • A política educacional é parte da redefinição de papel do Estado, fazendo parte do movimento deste período do capitalismo. Defende o acesso de todos à escola, mas introduz nas escolas a avaliação da qualidade pela visão neoliberal, fazendo com que essas busquem um padrão de qualidade externo e quantitativo.

POLÍTICAS PÚBLICAS:

  • São as decisões, as ações e as leis que se estabelecem para garantir os direitos sociais coletivos e sociais. Podem ser reconhecidas como as políticas sociais que também fazem parte do projeto de reforma do estado para superar a crise, as quais foram consideradas serviços não-exclusivos do Estado. Mesmo sendo um direito de todos os cidadãos, as políticas publicas não são executadas pelo Estado, o qual repassa recursos a instituições de direito privado para a execução das políticas públicas, que priorizam os mais pobres para evitar o caos social.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O que é ser adulto?


Segundo Michaelis, adulto é ''Que, ou o que atingiu o máximo de seu crescimento e a plenitude de suas funções biológicas. Que, ou o que chegou à maioridade''. Mas, para mim, ser adulto é muito mais do que isto; ser adulto é se comportar de acordo com os valores, princípios, normas, leis, aceitar a responsabilidade pelas conseqüências de seus atos, tomar decisões com base em critérios e valores pessoais, independentemente da influência dos pais ou de outras pessoas, alcançar independência financeira...
Não existe tempo nem idade. Alguns são responsáveis desde criança, outros morrem tentando crescer. O adulto situa-se atualmente numa sociedade de escolhas, decisões, projetos profissionais e familiares, por isso, ser adulto é fazer escolhas. Escolhas estas que influenciarão o resto da vida, escolhendo o que é melhor e não exatamente o que nos faz mas feliz. É na fase adulta que depositamos grande parte de nossos sonhos e é também nessa fase que podemos concretizá-los. O bom, seria ser adulto, guardando dentro do peito um coração puro... de criança mesmo!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Alguns agradecimentos...

Tudo passa, sempre passará!!!
Obrigada pela força que nos transmitiram e pelas orações!
***

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Planejamento do tempo!

Reflexão sobre a construção da tabela de organização do tempo

Este semestre eu tive um certo alívio ao preparar a tabela do tempo. Finalmente, eu terei mais tempo para a realização das atividades do Pead e para momentos de lazer com meu maridinho, afinal, depois de tudo... nós merecemos. Não me arrependo de ter me exonerado de um concurso, pois fiz uma escolha: optei pela minha qualificação!!! Agora com 22h apenas, tudo ficará mais em ordem.
Eu fiquei surpreendida em ver como os afazeres domésticos me tomam bastante tempo, mas achei difícil de determinar o tempo certo durante o dia, pois nem sempre eu ocupo o mesmo tempo para fazer essas atividades. Outra coisa que me fez pensar e eu não soube como colocar na tabela foram as atividades referentes à obra da minha casa. Às vezes não preciso me envolver, outra vezes, perco uma tarde inteira. Isso eu não tive como prever na tabela do tempo, assim como outras coisas que ocorrem em nosso dia-a-dia e que não são previsíveis. Confesso que eu não consegui colocar nesse planejamento tudo, tudo que ocorre em meus dias, mas priorizei pelos compromissos fixos e que, às vezes, podem sofrer algumas pequenas alterações.
Nós semestres anteriores, eu não estava conseguindo me organizar, sempre faltavam horas em meu relógio. Acredito que se eu tivesse feito, desde o início, uma tabela de tempo, talvez conseguiria ter me organizado melhor. Depois da construção da tabela, percebi que já estou me policiando para não alterar meu cronograma, ou seja, procuro realizar as tarefas domésticas no prazo máximo do período que determinei e já estou vindo para a “minha aula” todas as tardes, durante o horário que eu pré-estabeleci.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Realização do workshop!

Que aprendizagens se consolidaram no preparo e realização do workshop?



Durante a realização do workshop, eu percebi que já tenho um grande domínio do PowerPoint, mas ainda preciso desenvolver a habilidade de síntese. Tive uma certa dificuldade de resumir o trabalho em tópicos. Tinha muitas coisas que eu gostaria de compartilhar, queria falar de todas, mas o tempo era uma barreira.
Durante a apresentação, acabei excedendo o tempo. Eu estava apenas no meio de minha apresentação e o professor Crediné já estava com a placa de 2 minutos. Isso me deixou um "pouco" nervosa! Comecei a tremer e a falar muito rápido para conseguir exteriorizar tudo o que eu julgava relevante.
Mas, por fim , tudo acabou bem. No entanto, fiquei certa de que preciso ampliar minha capacidade de síntese e ser mais sucinta em meus slides.

Um pouco de reflexão...

Que aprendizagens se consolidaram ao preparar a síntese-reflexão?

Durante o semestre, realizamos várias atividades, aplicamos muitas delas em nossas turmas e, com isso, ampliamos muito os nossos conhecimentos, mas como, para a maioria dos professores, o dia-a-dia é tão corrido, não paramos para refletir sobre o que construímos realmente.
Percebi que a preparação da síntese-reflexão me fez analisar as aprendizagens adquiridas e como essas aprendizagens refletiram em minha prática. No decorrer do semestre, eu não havia percebido como todas as Interdisciplinas estavam envolvidas no mesmo tema, formando uma rede. Só percebi mesmo o reflexo dessa rede, no momento em que parei para analisar todas as atividades e a maneira como elas intervieram no planejamento de minhas aulas.
Pude analisar, claramente, como esse semestre foi de extrema importância para a ampliação dos meus conhecimentos sobre as noções de Tempo e Espaço. Pude preencher várias lacunas existentes e que me deixavam, de certa forma, insegura.
Durante a realização da síntese, percebi que em todas as Interdisciplinas, as atenções da educação hoje estão, basicamente, voltadas à idéia de cidadania e para a formação de professores capazes de trabalhar com uma visão interdisciplinar, própria das múltiplas formas de aprender e de ensinar.
A reflexão síntese me fez analisar a minha prática e o que realmente se consolidou. Segundo Paulo Freire...


“Na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática.”



Início do eixo V


O que parecia tão longe... começa a criar formas e se consolidar...
Entramos no 5º semestre de nossa caminhada à qualificação profissional.